quinta-feira, 18 de março de 2010

INSPIRADOS NO MUNDO DA MODA



Há tempos que a moda inspira a sétima arte ou será o contrário?! Acredite, esse assunto rende muuuuito pano pra manga, muito babado, roteiros e comentários pelo mundo afora; literalmente! A moda e o cinema sempre andaram juntinhos e essa relação nunca parou no tempo. Nem se desgastou com o convivio!

Foi o cinema o primeiro meio de divulgação da moda em esfera mundial influenciando assim modos e modismos. Desde então, a 'química' do artístico e comercial de ambos tem dado certo. Tanto que essa união quente desperta o desejo e o interesse dos mais váriados espectadores, sobretudo, do público feminino.

As parcerias com o mundinho fashion têm rendido boas oportunidades para ambos os mercados e públicos consumidores... a maioria das propostas desfiladas pelas divas e atrizes tornam-se elementos de moda e peças de desejo. Então, apaguem as luzes que a sessão já vai começar! Pegue a sua pipoca e se delicie com as belas imagens e os figurinos deslumbrantes!



Coco Antes de Chanel, 2009, relata a história da famosa estilista Gabrielle Bonheur Chanel, que começa a vida como uma órfã teimosa, e, ao longo de uma jornada extraordinária, se torna a lendária estilista de alta-costura que personificou a mulher moderna e se tornou um símbolo atemporal de sucesso, liberdade e estilo.

Sex and the City – O filme, 2008, Com o sucesso da série americana, as quatros inseparáveis amigas foram parar no cinema. Todas as personagens servem como referência de moda, cada uma no seu estilo! A figurinista e influente profissional da atualidade Patrícia Field, responsável pelo guarda-roupa das personagens, garantiu seu espaço na indústria da moda e cinema graças aos looks desfilados na série. Ainda esse ano estréia a continuação do filme. Direção: Michael Patrick King.

O Diabo veste Prada, 2006, Os bastidores de uma revista de moda, o glamour e todas as intrigas que fazem parte do dia a dia de uma redação do tipo são mostrados neste filme, inspirado no livro do mesmo nome, escrito por Lauren Weisberger. Os bastidores dos desfiles internacionais também aparecem nesta produção, mas sob o olhar de uma estagiaria novata. Direção: David Frankel.

Memórias de uma Gueixa, vencedor do Oscar de Figurino em 2006, o visual é um dos pontos fortes desta superprodução baseada em best seller homônimo. Criado por Colleen Atwood, o figurino é composto pelos complexos e tradicionais trajes usados pelas gueixas, os quimonos. Em seda colorida, ganham ares de modernidade por conta das estampas desenvolvidas exclusivamente para este filme.

Zuzu Angel, 2006, Cinebiografia essencial para quem deseja conhecer melhor a vida de uma das principais estilistas da história da moda brasileira. Apesar de ser mais focada em sua luta política, o filme também dá atenção aos looks, criados por Kika Lopes. A figurinista deu atenção especial às estampas, cortes e combinações imaginados por Zuzu ainda em vida.

O Lixo e a Fúria, 2000, Este documentário foi capaz de focar como poucas produções todas as influências estéticas do punk, especialmente na Inglaterra. Dirigido por Julien Temple, o filme foi contextualizado nos anos 70. O longa mostra a introdução das roupas rasgadas, peças de couro e cabelos assimétricos entre os jovens dessa época, moda que segue reciclada até hoje.

O Talentoso Mr. Ripley, 1999, Toda sobriedade e elegância dos trajes dos anos 1950 podem ser conferidas neste filme. Não é à toa que ele foi indicado ao Oscar de melhor figurino! Uma aula de estilo à beira-mar. Todo o glamour da época, um lifestyle cobiçado por muitos e um guarda-roupa desejado por tantos outros. Direção: Anthony Minghella.

Prêt-A-Porter, 1994, é considerado pelos fashionistas um marco do cinema dos anos 90. Dirigido por Robert Altman, O filme gira em torno da apresentação das novas coleções na semana da moda em Paris e seus bastidores. Prêt-A-Porter conta com as participações dos estilistas Jean-Paul Gaultier, Christian Lacroix, Issey Miyake e Gianfranco Ferre, apresentando coleções feitas exclusivamente para o filme.

Caderno de notas sobre roupas e cidades, 1989, O documentário dirigido por Wim Wenders mostra todo o processo criativo do estilista japonês Yohji Yamamoto, um dos responsáveis pela introdução de roupas desestruturadas nos anos 1980, quando vários estilistas japoneses começaram a fazer sucesso em Paris e no mundo.

Mahogany, 1975, Diana Ross interpreta garota pobre que se torna uma modelo famosa e, posteriormente, designer de moda. O diferencial deste filme é o figurino criado pela própria protagonista. Diana criou um visual elegante com formas clássicas e ao mesmo tempo conceituais para a época em que o filme foi rodado.

Blow up – Depois daquele beijo, 1966, O filme prova que nos anos 60 os jovens ingleses ditavam a moda! As minissaias, botas cano longo e vestidos coloridos e estampados viraram febre no mundo inteiro depois da estréia do filme. Mostra os bastidores da vida de modelo na Londres dos anos 60. Direção: Michelangelo Antonioni.

Cinderela em Paris, 1957, O mundo da moda está no foco desta comédia romântica protagonizada por Audrey Hepburn e Fred Astaire. Como em todos os seus filmes, Audrey desfila figurinos do estilista Givenchy. O restante dos looks ficou por conta de Edith Head, uma verdadeira lenda em Hollywood.

Sabrina e Bonequinha de Luxo, Dois clássicos dos anos 50 e 60, respectivamente, estrelados por Audrey Hepburn. Os modelos usados nas histórias são chiquérrimos e a personagem principal é um ícone de elegância. Logo na primeira cena de Bonequinha de Luxo, a atriz aparece namorando as vitrines da luxuosa loja Tiffany’s. Audrey Hepburn e sua filmografia são um dos maiores legados do cinema para a moda contemporânea. Sabrina foi dirigido por Billy Wilder, em 1954. A direção de Bonequinha de luxo é de Blake Edwards, em 1961.

| Mais alguns filminhos legais que servem de referência de moda
1920 – Moderns (Allan Rudolph, 1987)
1926 – The Lodger (Alfred Hitchcock, 1926)
1931 – Henry e June (Kaufman, 1990)
1939 – A era do rádio (Woody Allen, 1987)
1946 – Gilda (George MacReady e Joseph Calleia, 1946)
1946 – E deus Criou a mulher (Roger Vadim, 1956)
1955 – Juventude Transviada (Nicholas Ray, 1955)
1962 – Hairspray (John Waters, 1988)
1963 – Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963)
1969 – Hair (Milos Forman, 1979)
1969 – Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)
1973 – Casino (Martin Scorcese, 1995)
1975 – Sid & Nancy (Alex Cox, 1986)
1978 – Os embalos de sábado à noite (John Badlan, 1978)
1986 – Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)
1987 – Máquina Mortífera (Richard Donner, 1987)
1994 – Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)
1995 – Kids (Larry Clark 1995)

| Curiosidades
– O chapéu usado por Indiana Jones no filme de Steven Spielberg fez a fábrica de chapéus Curry ser a maior vendedora desse artigo até hoje.
– A moda praia começou a ser disseminada, e a praia começou a ser mais utilizada, depois que Brigite Bardot usou um biquini xadrez que foi muito copiado no filme “E Deus criou a mulher”, em 1956.
– Por causa do filme “Os Pássaros”, Alexander McQueen criou uma bolsa com o nome “Novak”, inspirada em Kim Novak, que virou um clássico.

Fonte: Google

Um comentário: